Itaipu destaca inovação e sustentabilidade em painel no Show Rural

Itaipu destaca inovação e sustentabilidade em painel no Show Rural

Carlos Carboni, diretor brasileiro de Coordenação de Itaipu, participou de debate sobre as práticas ESG no agronegócio.

Carlos Carboni, diretor brasileiro de Coordenação de Itaipu, participou de debate sobre as práticas ESG no agronegócio.

Por

Portal de Foz

12 de dez. de 2025

Informativo

Compartilhe a notícia em:

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

O diretor brasileiro de Coordenação de Itaipu, Carlos Carboni, participou, na primeira jornada do Show Rural Coopavel, em Cascavel, de um debate sobre ESG. Oriunda do inglês, a sigla significa ambiente (E), social (S) e governança (G).

Intitulado “ESG na Prática: Vantagens Competitivas e Sustentáveis para o Agro”, o painel enfocou a adoção dos conceitos de ESG no agronegócio.

De acordo com Itaipu, o diretor falou da importância de integrar meio ambiente, compromissos sociais e estratégias de boa governança no campo. Com isso, é possível aumentar a sustentabilidade, a competitividade e a produtividade.

Conforme Carboni, Itaipu está comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a inovação em sua área geográfica de atuação.

“Precisamos estar antenados e aproveitar o potencial que temos na nossa região para utilizar a tecnologia na preservação do meio ambiente, cuidado com as pessoas e geração de economia”, afirmou.

O painel teve a presença de especialistas como a gerente de Meio Ambiente da Coopavel, Lucimar Novaes da Silva Bazzo. Ademais, participaram o CEO e cofundador da Impactability, Glaico Gundin, e o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda.

Atuação do Itaipu Parquetec

Em nome do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda falou sobre o programa Acelera ESG, que visa a promover a inovação e atender às demandas de sustentabilidade.

A iniciativa busca estimular tecnologias e soluções que conciliem a produção de alimentos com a preservação ambiental e o bem-estar social. De acordo com a organização, o primeiro edital teve a participação de 130 startups de todo o Brasil.

“Após refinamento, selecionaremos as ideias que se encaixam com o propósito e objetivo, visando um produto que faça sentido para o mercado”, apontou o representante do Itaipu Parquetec. “A união de agroindústrias, agricultores e startups acelera o processo de desenvolvimento.”

Já Lucimar Bazzo destacou a importância da gestão adequada dos recursos naturais para garantir a produtividade e a competitividade do setor agroindustrial.

“A fim de aumentar a produção, reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos, é necessário aliar inovação e tecnologia à produção, buscando maior produtividade na mesma área de terra”, explicou.

Fonte: H2FOZ