Lançamento do Curso Online de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher em Foz do Iguaçu

Lançamento do Curso Online de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher em Foz do Iguaçu

As vagas do lançamento do curso são limitadas.

As vagas do lançamento do curso são limitadas.

Por

Portal de Foz

26 de ago. de 2025

Informativo

Compartilhe a notícia em:

Na próxima quinta-feira (28), às 9 horas da manhã, o auditório da Descomplica Uniamérica será palco do lançamento do curso online de prevenção e combate à violência contra a mulher. A iniciativa, organizada pela Secretaria da Mulher de Foz do Iguaçu, visa capacitar a comunidade sobre temas essenciais relacionados à proteção dos direitos das mulheres e à promoção de um ambiente seguro e respeitoso.

O curso online de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher foi desenvolvido para apoiar o Protocolo “Não é Não”, criado pela Lei Federal nº 14.786/2023 e fortalecido pela Lei Municipal nº 5.423/2024 de Foz do Iguaçu. Essa iniciativa inovadora resulta de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Descomplica Uniamérica, e visa certificar estabelecimentos como “Seguros para Mulheres”.

Destinado a funcionários de bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos de entretenimento e lazer, o curso capacita para a identificação e o apoio a mulheres em situação de violência. Com o uso de metodologias ativas e simulações baseadas em casos reais, o treinamento estimula o pensamento crítico e facilita a compreensão das ações adequadas em cada situação.

Para receber o selo de “Estabelecimento Seguro para Mulheres”, pelo menos quatro colaboradores devem concluir a certificação do curso, que tem carga-horária de 20h.

O conteúdo abrange temas fundamentais, tais como:

- Os diferentes tipos de violência conforme a Lei Maria da Penha e a importância do consentimento;

- Como agir em situações de violência, adotando uma postura acolhedora e sem julgamentos, para evitar a revitimização;

- Procedimentos para acionar as autoridades competentes (Polícia Militar, Guarda Municipal, Ligue 180) e encaminhar as vítimas para serviços de apoio, incluindo a Delegacia da Mulher, o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e a rede de saúde.

A secretária da Mulher, Scheila Mello, destacou a importância da formação contínua para a efetivação dos direitos das mulheres. "Estamos comprometidos em criar um espaço onde todos possam aprender e se unir contra a violência. Este curso é uma oportunidade para que cada um possa fazer a diferença", afirmou.

A participação no evento é aberta ao público. As vagas do lançamento são limitadas.

Garanta sua inscrição no evento por meio do link: https://forms.gle/oDh9GLedMRvNpxMX8

Foz do Iguaçu reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a proteção das mulheres, buscando construir uma sociedade mais justa e solidária.

© 2024 Portal de Foz

© 2024 Portal de Foz

© 2024 Portal de Foz