Lean nas Emergências: Hospital Municipal implanta "Huddle" para aperfeiçoar a assistência ao paciente

Lean nas Emergências: Hospital Municipal implanta "Huddle" para aperfeiçoar a assistência ao paciente

Metodologia adotada em grandes hospitais do país promove reuniões objetivas focadas na qualidade do serviço e na segurança do paciente

Metodologia adotada em grandes hospitais do país promove reuniões objetivas focadas na qualidade do serviço e na segurança do paciente

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Portal de Foz

9 de abr. de 2025

Saude

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(Foto: PMFI)

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Todos os dias, às 10h30, um movimento estratégico acontece no setor de urgência e emergência do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL): é o Huddle — uma reunião rápida e objetiva entre os profissionais de diferentes setores, que tem transformado a rotina dos colaboradores.

A prática, cada vez mais comum em grandes instituições de saúde no Brasil, é inspirada no futebol americano, onde o time se reúne para traçar a próxima jogada. No hospital, o objetivo é semelhante: alinhar informações críticas, antecipar riscos e tomar decisões em conjunto, garantindo mais eficiência, agilidade e segurança, principalmente para os pacientes mais críticos.

Desde a implantação da metodologia na última semana, o impacto positivo já é percebido.“O Huddle tem contribuído para aprimorar a comunicação entre os setores, com boa adesão da equipe multiprofissional. Isso permite decisões ágeis e alinhamentos que reduzem esperas desnecessárias”, comenta Danielle Graeff, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, que lidera as reuniões.

A nova rotina fortalece a cultura de colaboração e corresponsabilidade entre os profissionais, promovendo um ambiente mais organizado e resolutivo. “É uma metodologia muito eficaz porque integra todos os setores, garantindo que todos tenham a visão completa dos fluxos dos pacientes. Com isso, as decisões são mais assertivas e imediatas”, destaca a diretora-presidente do HMPGL, Iélita Santos.

Lean nas Emergências

A adoção do Huddle integra as estratégias do projeto Lean nas Emergências, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP). A iniciativa tem como meta reduzir em até 20% a superlotação hospitalar, qualificar o atendimento e otimizar o uso de recursos.

De acordo com o consultor da BP, Christian Rogério de Paiva, o Huddle tem um papel essencial para destravar o fluxo assistencial de forma prática e imediata.

“Esse momento é crucial. Se a enfermaria informa que há cinco leitos livres e o pronto-socorro tem quinze pacientes esperando, a equipe já aciona a limpeza, libera mais leitos e agiliza as transferências. A resposta vem direto da fonte, sem ruídos”, exemplifica.

A diretora assistencial Carline Slovinski Acordi Garcia reforça que o Huddle faz parte de um conjunto de melhorias em fase de implementação no HMPGL, que já têm dado resultados concretos na instituição hospitalar.

“Estamos implementando uma série de estratégias, a exemplo do huddle, que estão contribuindo para agilizar o atendimento e reduzir o número de pacientes nos corredores, graças à adesão das equipes e às metodologias adotadas com apoio do Lean”, comemora.

A implantação do Huddle no Hospital Municipal é mais um passo rumo a uma assistência mais ágil, segura e centrada no paciente — posicionando o hospital que já referência em trauma, como importante símbolo de inovação na saúde pública.

Fonte: PMFI