
Por
Portal de Foz
9 de mai. de 2025
Informativo
Compartilhe a notícia em:
A Equipe Multiprofissional de Apoio, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, participa nesta quinta e sexta-feira (08 e 09), de um treinamento que tem como objetivo aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes que precisam de acompanhamento domiciliar em Foz do Iguaçu.
Durante o encontro foram debatidos os processos de trabalho e as especificidades dos profissionais que atuam no Serviço de Acolhimento Domiciliar, também conhecido como “Melhor em Casa”, que possui as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
A capacitação visa tornar cada vez melhor o atendimento aos pacientes em seus domicílios, garantindo que tenham um cuidado completo e humanizado. A programação foi organizada por Cristiane Brito, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, e Rafaelly Gomes Vieira, coordenadora do setor PCD e reabilitação da Diretoria de Assistência Especializada, e contou com a presença da coordenadora do SAD do município de Santa Terezinha de Itaipu, que compartilhou experiências e boas práticas desenvolvidas na cidade com as equipes de Foz.
Esse programa de atendimento presta assistência a pacientes acamados e domiciliados, com tratamentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, entre outras especialidades Atualmente, mais de 100 pessoas são atendidas pela iniciativa, que podem ser encaminhadas a órgãos e unidades de saúde do município, caso necessário.
Além das consultas, medicações, coleta de exames e reabilitação, o SAD tem direcionado esforços para a orientação dos cuidadores, e por isso foi desenvolvida a capacitação.
Também participaram a secretária adjunta de Saúde, Jaqueline Tontini, e a diretora da Atenção Especializada de Foz, Tatiane Elias. “Foi uma experiência muito positiva, de um serviço que tem deixado um rastro positivo na vida de muitos pacientes desde a sua implantação. O objetivo é expandir isso e capacitar as equipes, que é um ponto essencial”, afirmou Rafaelly.
O treinamento segue nesta sexta-feira (09) com a participação do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no Jardim Ipê, com o objetivo de compartilhar experiências sobre a implementação de grupos para cuidadores.
Fonte: PMFI