Secretaria da Mulher define prioridades neste início de gestão

Secretaria da Mulher define prioridades neste início de gestão

Ações voltadas à saúde, segurança e empreendedorismo feminino estão sendo planejadas

Ações voltadas à saúde, segurança e empreendedorismo feminino estão sendo planejadas

Por

Portal de Foz

27 de jan. de 2025

Segurança Pública

Compartilhe a notícia em:

(Foto: PMFI)

(Foto: PMFI)

A Secretaria da Mulher da administração Silva e Luna deu início a seus trabalhos com a definição de três frentes prioritárias: saúde, segurança e empreendedorismo feminino. Com uma gestão voltada para atender às necessidades mais urgentes da população feminina, a pasta busca implementar políticas públicas que promovam bem-estar, autonomia e proteção.

Entre os objetivos estabelecidos, a saúde das mulheres figura como prioridade central. A primeira ação tem como foco a redução das filas para procedimentos médicos e exames preventivos. A estratégia envolve mutirões de atendimento em parceria com a Secretaria de Saúde.

Ações contra filas

A pasta está alinhando, de forma prioritária neste início de gestão, a prevenção à saúde e o atendimento às mulheres em questões como, por exemplo, a redução das filas de exames, através de ações conjuntas com outras secretarias.

A ideia é disponibilizar assistência, também, para colocação e retirada do Dispositivo Intrauterino (DIU). “Estamos buscando alternativas e uma delas é através de médicos voluntários que possam trabalhar com a secretaria, já que são 1.700 mulheres nesta situação”, disse.

Da mesma forma, existe a necessidade de reduzir a fila de mulheres esperando por mamografia. São 1.400 mulheres que aguardam o exame no município. Segundo a secretária, uma das alternativas é a parceria entre as pastas municipais para viabilizar transporte das usuárias aos serviços de saúde disponíveis nos outros municípios da região.

Na área de segurança, a secretaria planeja fortalecer as redes de proteção a mulheres em situação de violência, ampliando o acesso a informações e estimulando a conscientização, evitando que a mulher volte ao ciclo de violência.

Já no campo do empreendedorismo feminino, os esforços estão voltados para a capacitação e incentivo à criação de negócios liderados por mulheres, e independência financeira.

Segundo a secretária Noemi Giehl, o compromisso da secretaria é atuar de forma integrada com outras áreas da administração pública para garantir que as ações sejam efetivas e alcancem as mulheres que mais precisam. “Nosso objetivo é construir políticas inclusivas e transformadoras, priorizando a saúde como base para a qualidade de vida e fortalecendo a segurança e o empreendedorismo como pilares para o empoderamento feminino”, destacou a secretária.

Fonte: PMFI