Série sobre os 50 anos de Itaipu será transmitida na TV aberta

Série sobre os 50 anos de Itaipu será transmitida na TV aberta

Primeiro dos oito episódios irá ao ar neste sábado na RIC TV Record; conteúdo também está disponível no YouTube e no Globoplay.

Primeiro dos oito episódios irá ao ar neste sábado na RIC TV Record; conteúdo também está disponível no YouTube e no Globoplay.

Por

Portal de Foz

30 de jan. de 2025

Itaipu Binacional

Compartilhe a notícia em:

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

(Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)

Lançada em 2024, a série documental Itaipu Binacional – 50 anos de história, que celebra o cinquentenário da hidrelétrica, será exibida na TV aberta.

Conforme a usina, a transmissão dos oito episódios começará neste sábado (1.º), pela RIC TV, afiliada à Rede Record no Paraná.

Em Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, municípios do Oeste do Paraná e da região de Londrina, a exibição está agendada para as 13h. Na região de Maringá, a emissão terá início às 13h30. Em Curitiba e região metropolitana, a veiculação será a partir das 14h.

Produzido sob a coordenação da Comunicação Social de Itaipu, o filme resgata a história da empresa a partir da percepção das pessoas. Participam dos episódios, com depoimentos, trabalhadores, moradores e personagens que presenciaram a construção.

“Itaipu é uma das obras mais icônicas do mundo, e registrar a sua história, com toda a sua riqueza, é um legado que fica para essa e para as futuras gerações”, avalia Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação.

O material também está disponível no YouTube e na plataforma Globoplay (mesmo para quem não assina a plataforma). A exibição em TV aberta, contudo, tem o mérito de ampliar a visibilidade da série.

História de Itaipu e da região

De acordo com Itaipu, os episódios têm média de 20 minutos de duração e podem ser vistos separadamente. O primeiro, intitulado Antes da explosão, revela a Foz do Iguaçu dos anos 1970, antes do início da obra.

Por sua vez, Estamos chegando (episódio 2), que irá ao ar no dia 8, é uma homenagem aos barrageiros.

Nos sábados seguintes, haverá a veiculação de Faça-se a luz (episódio 3), sobre o início da produção de energia, e Arca de Noé (episódio 4), que lembra a operação Mymba-Kuera e os cuidados socioambientais de Itaipu.

Outras energias é o quinto episódio, destacando as ações sociais da binacional. O episódio 6, Um passo para o futuro, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, Uma usina de inovações.

Conforme Itaipu, o oitavo e último episódio, Uma usina de emoções, fecha a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.

Fonte: H2FOZ