Por
Portal de Foz
20 de jan. de 2025
Itaipu Binacional
Compartilhe a notícia em:
Um grande transformador da usina hidrelétrica de Itaipu, que pesa 122 toneladas, começou a ser transportado neste sábado (18) em uma viagem que deve durar cerca de 20 dias.
A peça está sendo levada de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para Blumenau, em Santa Catarina, onde passará por manutenção. Entenda para o que ela serve abaixo.
Para a peça gigante ser transportada, foi necessária a montagem, também, de uma grande operação.
São aproximadamente 880 quilômetros até o destino, cujo percurso, geralmente, dura cerca de 14 horas. Nesse caso, a viagem vai durar mais tempo devido as dimensões da peça, que precisa ser transportada por veículos específicos.
Segundo a Itaipu, a peça está sendo carregada por um caminhão plataforma de 39 metros de comprimento, três metros de largura e 124 rodas. Outro caminhão também é usado como contrapeso para auxiliar nas manobras e foi engatado na parte traseira do veículo principal.
Os veículos podem viajar a uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e todo o percurso é acompanhado por batedores, por segurança. Na rodovia, o trabalho conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Antes do transformador, 32 mil litros de óleo usados no equipamento e duas carretas com peças como trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, já tinham sido levadas para a fábrica em Blumenau.
O superintendente de manutenção da Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro, explicou que a peça precisa passar pela manutenção fora da usina por conta de cuidados específicos.
O transformador
Segundo Marco Aurélio, a peça apresentou problema em 2023, foi retirada de operação e substituída por uma extra, com as mesmas características. A função do equipamento é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 quilovolts para 500 quilovolts.
Ao todo, a usina hidrelétrica possui 60 transformadores, sendo este o maior. Eles estão instalados em 20 unidades geradoras e cada uma possui três dos equipamentos, além de seis peças extras.
A expectativa é que o equipamento seja reinstalado em Foz do Iguaçu em meados de 2026.
Fonte: g1.globo.com